CoronaVírus

Por Gabriela Caesar, G1

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra um homem de bigode, vestindo um pequeno short florido e regata cinza, dançando em um bar e tomando cerveja. O vídeo é compartilhado junto com uma foto do diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom, e a frase: "Até o presidente da OMS desistiu do isolamento". É #FAKE.

— Foto: G1

O homem que aparece na imagem não é Tedros Adhanom. A semelhança entre o homem e o diretor-geral da OMS se dá por causa do bigode. O vídeo, no entanto, foi gravado em 16 de fevereiro deste ano – ou seja, antes da pandemia da Covid-19 e do início do isolamento social no Brasil.

O G1 conseguiu o vídeo original, com qualidade melhor, que possibilita ler o número de celular que aparece na camisa da segunda garçonete que aparece no vídeo. O telefone é do dono do bar, que fica em Santos, no litoral de São Paulo. Ele pede para não ser identificado.

"Já vi o vídeo. Não sei quem lançou [na internet]. O bar está fechado agora. Sem dúvida, isso aconteceu há meses, faz tempo. Tinha música ao vivo. Agora o bar está fechado há quase 90 dias. O movimento está parado, bem parado", diz o proprietário do bar.

A música que tocava no bar é "Já Que Me Ensinou a Beber", de Raí Saia Rodada.

O etíope Tedros Adhanom mora em Genebra, na Suíça. Ele tem participado de coletivas na cidade europeia desde o início da pandemia.

Além disso, também é possível ver no vídeo que a televisão exibia, na época, o quadro "Ding Dong", do programa "Domingão do Faustão", da TV Globo, normalmente exibido aos domingos. O referido programa foi ao ar em 16 de fevereiro deste ano.

A mulher loira que aparece na TV, com um vestido brilhante com decote em V, é a cantora Marcella Fogaça, noiva do ator Joaquim Lopes, que estava ao seu lado no programa. O casal disputou no quadro musical contra o casal Eduardo Sterblitch e Louise D'Tuani.

Já Faustão aparece na televisão ao lado da cantora Claudia Leitte, que estava com o cabelo preso.

Em 15 de março, após a declaração da pandemia da Covid-19, o "Domingão do Faustão" não teve plateia pela primeira vez em 31 anos. Depois, o apresentador de 70 anos passou a gravar o programa em casa.

O boato também tem circulado em inglês.

É #FAKE que vídeo mostre diretor-geral da OMS dançando em bar durante o isolamento social

É #FAKE que vídeo mostre diretor-geral da OMS dançando em bar durante o isolamento social

É #FAKE que vídeo mostre diretor-geral da OMS dançando em bar durante o isolamento social — Foto: Reprodução/Instagram

Vídeo: Veja como identificar se uma mensagem é falsa

Como identificar se uma mensagem é falsa

Como identificar se uma mensagem é falsa

Veja também

Mais lidas

Mais da editoria

Notícia falsa é atribuída ao município de Santa Maria. Uma busca pela origem das diversas imagens mostra que elas circulam na internet sob diversas versões ao menos desde 2015, portanto, anos antes da crise climática que o Rio Grande do Sul enfrenta.

É #FAKE que cidade gaúcha tenha registrado ‘chuva de peixes’ durante enchentes no Rio Grande do Sul

Veículos estavam em Nova Santa Rita após já terem sido usados em resgates no Vale do Taquari; no momento do registro, eles seriam deslocados para operar em outras cidades

É #FAKE que bombeiros esconderam jet skis que seriam usados em resgate no RS

O rompimento parcial existiu, mas não representou aumento significativo nas vazões já existentes na Bacia Taquari-Antas.

É #FAKE que rompimento de barragem no Vale do Taquari agravou enchentes no Rio Grande do Sul

A publicação tira de contexto um vídeo publicado originalmente pelo vereador Flavius Dajulia (PT), do município de Bagé, em 16 fevereiro de 2023, portanto, anterior à tragédia climática que atinge o estado.

É #FAKE que governo federal enviou alimentos vencidos para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul; vídeo é antigo

Vídeo antigo que está sendo novamente compartilhado por causa da tragédia climática no Rio Grande do Sul foi gravado em 8 de setembro do ano passado. No mérito, a informação não procede: as três barragens possuem vertedouro do tipo soleira livre, ou seja, não têm capacidade de armazenamento e nem de regular o fluxo do rio.

É #FAKE que abertura de comportas de hidrelétricas teria piorado enchentes no Rio Grande do Sul

Uma pesquisa pela origem da imagem mostra que o vídeo, na verdade, é 30 de maio de 2020, bem anterior à tragédia no Rio Grande do Sul.

É #FAKE que vídeo mostre Beyoncé criticando Madonna por show no Brasil enquanto temporal atingia o RS

Na verdade, as cenas foram gravadas durante tumulto em uma assembleia sindical em outro estado (Ceará), em outro período (início de abril) e não envolvem Pimenta - ministro da Secretaria de Comunicação Social do governo Lula.

É #FAKE que vídeo mostre agressão a Paulo Pimenta no Rio Grande do Sul - Programa: G1 Fato ou Fake

Só uma das postagens tinha mais de 120 mil curtidas. Empresa negou ter helicóptero do modelo e ferramentas identificam alta chance de ser imagem gerada artificialmente.

É #FAKE imagem que mostra helicóptero da Havan resgatando pessoas em área alagada - Programa: G1 Fato ou Fake

Imagens dos animais dormindo amontoados estão circulando pela internet indicando que eles foram resgatados na tragédia. Porém, o vídeo é antigo e foi postado por diferentes perfis antes mesmo das enchentes no estado.

É #FAKE vídeo que mostra abrigo de gatos resgatados no Rio Grande do Sul

Vídeo que circula nas redes sociais mostra, na verdade, fala de deputado de extrema direita.

É #FAKE que presidente de Portugal tenha acusado o Brasil de rejeitar ajuda para vítimas de temporais no RS
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!